Cloridrato de Metilfenidato 18mg 30 comprimidos Teva Genérico
Cloridrato de Metilfenidato 18mg 30 comprimidos Teva Genérico
Medicamento controlado

Receita obrigatória para retirar na farmácia.

Cloridrato de Metilfenidato 18mg 30 comprimidos Teva Genérico

R$ 151,99
Teva30 ComprimidosCloridrato de Metilfenidato

Vendido e entregue por Drogasil

O cloridrato de metilfenidato de liberação prolongada é indicado para o tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Cloridrato de Metilfenidato É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. MEDICAMENTOS PODEM CAUSAR EFEITOS INDESEJADOS. EVITE A AUTOMEDICAÇÃO: INFORME-SE COM O FARMACÊUTICO.

venda sob prescrição médica. Medicamento genérico - lei n.º 9.787/99

Formas de pagamento

Detalhes do produto

Para que serve o Cloridrato de Metilfenidato?

O cloridrato de metilfenidato de liberação prolongada é indicado para o tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

A eficácia do cloridrato de metilfenidato no tratamento do TDAH foi estabelecida em ensaios clínicos controlados de crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos e adultos com idade entre 18 e 65 anos que preenchiam os critérios do Manual de Diagnóstico e Estatística, 4ª edição (DSM-IV) para TDAH.

Como usar o Cloridrato de Metilfenidato?

O cloridrato de metilfenidato de liberação prolongada é formulado para liberar 100% do seu princípio ativo, o cloridrato de metilfenidato, de uma maneira controlada, por um período de 10 horas. Na primeira hora, 25% do cloridrato de metilfenidato é liberado, seguido por uma taxa de liberação ascendente até que 100% do cloridrato de metilfenidato seja liberado após 10 horas.

O cloridrato de metilfenidato de liberação prolongada deve ser administrado por via oral, uma vez ao dia. Como o efeito é observado até 12 horas após a administração, o medicamento deve ser tomado pela manhã.

O comprimido deve ser deglutido inteiro com um pouco de líquido, e não deve ser mastigado, partido ou esmagado.

O cloridrato de metilfenidato de liberação prolongada pode ser administrado com ou sem alimentos. A dose deve ser individualizada de acordo com a necessidade e a resposta do paciente.

A posologia deve ser ajustada em incrementos de 18 mg até o máximo de 54 mg/dia, em dose única diária, pela manhã para crianças com idade entre 6-12 anos e para 72 mg/dia para adolescentes com idade entre 13-18 anos e até 108 mg/dia para adultos. Em geral, o aumento da dose pode ser realizado em intervalos de aproximadamente 1 semana.

Instruções para abrir o frasco

Para abrir o frasco é preciso pressionar a tampa para baixo e girar ao mesmo tempo no sentido anti-horário, mantendo-a pressionada.

Adultos

Pacientes que não estejam em uso de metilfenidato

A dose inicial de cloridrato de metilfenidato de liberação prolongada recomendada para pacientes que não estejam em tratamento com metilfenidato ou para pacientes em uso de outros estimulantes é de 18 mg, uma vez ao dia para crianças e adolescentes e 18 ou 36 mg, uma vez ao dia, para adultos.

Pacientes em tratamento com metilfenidato

A dose diária de cloridrato de metilfenidato de liberação prolongada recomendada para pacientes que já estejam em uso de 5 mg de cloridrato de metilfenidato duas ou três vezes ao dia é de 18 mg. A dose diária de cloridrato de metilfenidato de liberação prolongada recomendada para pacientes que estejam em uso de 10 mg de cloridrato de metilfenidato duas ou três vezes ao dia é de 36 mg. Em alguns casos, 54 mg pode ser uma dose apropriada. As recomendações posológicas são baseadas na dose em uso e no julgamento clínico.

O julgamento clínico deve ser usado para selecionar a dose para pacientes que já estejam em tratamento com metilfenidato em outros regimes posológicos.

A dosagem deve ser individualizada de acordo com a resposta do paciente. A dose pode ser aumentada em 18 mg em intervalos semanais.

Não se recomenda dose diária superior a 54 mg para crianças com idade entre 6-12 anos, 72 mg para adolescentes com idade entre 13-17 anos e 108 mg em adultos.

Tratamento prolongado/de manutenção

O uso prolongado do metilfenidato (mais de 4 semanas) não foi sistematicamente avaliado em estudos controlados. O médico que decidir

utilizar o cloridrato de metilfenidato de liberação prolongada por período prolongado em pacientes com TDAH deve periodicamente reavaliar a utilidade do uso prolongado de cloridrato de metilfenidato de liberação prolongada para cada paciente individualmente, com testes sem a medicação para avaliar o funcionamento do paciente sem a farmacoterapia.

Substituição de um produto de liberação prolongada de metilfenidato para outro

O perfil de eficácia e tolerabilidade de cloridrato de metilfenidato de liberação prolongada durante o período de dosagem é determinado pelo perfil de liberação específica do produto. Outras formulações de liberação prolongada de metilfenidato com diferentes perfis de liberação podem apresentar diferentes perfis de eficácia e tolerabilidade. Se houver a substituição de um produto de liberação prolongada de metilfenidato para outro, recomenda-se que esta substituição seja realizada apenas sob supervisão médica.

Redução ou descontinuação da dose

Se ocorrer exacerbação paradoxal de sintomas ou outros eventos adversos, a dose deve ser reduzida, ou, se necessário, o medicamento deve ser descontinuado.

Populações especiais

Uso em crianças (menor que 6 anos de idade)

O uso de cloridrato de metilfenidato de liberação prolongada em crianças com menos de 6 anos de idade não foi avaliado em estudos clínicos controlados. O cloridrato de metilfenidato de liberação prolongada não deve ser usado em crianças menores de 6 anos.

Uso em idosos (acima de 65 anos de idade)

O uso de cloridrato de metilfenidato de liberação prolongada em idosos acima de 65 anos de idade não foi avaliado em ensaios clínicos controlados.

Insuficiência renal

Não há experiência com o uso de cloridrato de metilfenidato de liberação prolongada em pacientes com insuficiência renal.

Insuficiência hepática

Não há experiência com o uso do cloridrato de metilfenidato de liberação prolongada em pacientes com insuficiência hepática.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

Quando não devo usar o Cloridrato de Metilfenidato

O cloridrato de metilfenidato de liberação prolongada é contraindicado:

  • Em pacientes com ansiedade, tensão e agitação acentuadas, pois pode agravar estes sintomas;
  • Em pacientes com hipersensibilidade conhecida ao metilfenidato ou a outros componentes da fórmula do produto;
  • Em pacientes com glaucoma;
  • Durante tratamento com inibidores da monoaminoxidase (MAO) e, também, durante um período mínimo de 14 dias após a descontinuação do inibidor da MAO (pode ocorrer crise hipertensiva).

Características