Nossa Política de Privacidade foi elaborada de acordo com as disposições da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), buscando reforçar o nosso respeito à sua privacidade e a transparência de nossas atividades.
Nós utilizamos seus dados pessoais para conceder benefícios exclusivos a você, incluindo:
+ O que é LGPD?
É a Lei Geral de Proteção de Dados, que visa assegurar seus direitos e garantir a proteção de seus dados pessoais.
+ Quais são os seus direitos e como você pode exercê-los?
Você pode exercer seus direitos sempre que desejar através do nosso portal de Privacidade onde você pode exercer seus direitos garantidos pela Lei Geral de Proteção de dados sempre que desejar e/ou loja mais próxima.
É importante ressaltar que seus direitos não são absolutos. Em algumas situações, podemos reter informações para o cumprimento de nossas obrigações legais e regulatórias ou, ainda, para o exercício regular dos nossos direitos. Neste caso, você será informado sempre que necessário.
+ Cuidados que você deve tomar
Não compartilhe senhas ou acessos a seu dispositivo pessoal e não se esqueça de sair de sua conta em caso de acessos em computadores compartilhados, pois ações tomadas em sua conta são de sua inteira responsabilidade.
Também precisamos que você saiba que nós não enviaremos mensagens eletrônicas solicitando dados ou confirmações através de links e arquivos que possam ser executados em seus dispositivos, portanto nunca envie seus dados através desses canais. Sempre que necessário utilize os canais oficiais.
+ Como protegemos seus dados?
Implementamos as mais rígidas medidas de segurança técnicas, administrativas e organizacionais para garantir a proteção dos seus dados pessoais, incluindo:
Criptografia e
anonimização de dados pessoais;
Armazenamento de dados pessoais em ambientes protegidos;
Controle rígido dos
sistemas e controle de acessos de pessoal;
Monitoramento e
auditorias periódicas.
Dica: você também pode validar a segurança de sua conexão a partir das informações de conexão da página. Essas informações estão presentes no ícone de cadeado apresentado pelo seu navegador.
+ Como usamos seus dados pessoais para gerar benefícios a você
> Fornecimento de nossos produtos ou serviços de acordo com as preferências de cada cliente, inclusive nos casos de prestação de serviços adicionais (serviços de entrega em domicílio, por exemplo);
> Disponibilização de descontos personalizados de acordo com as preferências de consumo de cada cliente;
> Comunicação de descontos e benefícios para a aquisição de nossos produtos ou serviços;
> Disponibilização de descontos especiais vinculados aos chamados Programas de Benefício de Medicamentos (“PBM”) ou Produtos de Uso Contínuo (“PUC”), de acordo com as normas aplicáveis;
> Geração de pontos para resgate em prêmios a partir das compras efetuadas em nossa Rede;
> Melhoria de sua experiência de navegação em nossos canais digitais e de sua experiência com nossos produtos ou serviços;
> Garantia de prevenção à fraude e à sua segurança, especialmente nos processos de identificação e autenticação de cadastro em sistemas eletrônicos;
> Preservação de direitos e cumprimento de nossas obrigações legais e regulatórias.
+ Com quem compartilhamos seus dados?
Podemos compartilhar dados pessoais quando necessário para fornecer nossos produtos ou serviços ou para conceder os benefícios selecionados por cada cliente. Sempre que necessário, solicitaremos uma autorização para compartilhar dados pessoais.
+ Podemos compartilhar dados pessoais com:
> Empresas contratadas para auxílio no fornecimento de nossos produtos ou serviços, como empresas de transporte;
> Empresas contratadas para a prestação de serviços de operações de pagamento;
> Empresas prestadoras de serviços de prevenção à fraude;
> Empresas contratadas para o envio de comunicações sobre campanhas, benefícios ou condições especiais para a aquisição de nossos produtos ou serviços, sempre de acordo com as preferências de cada cliente;
> Empresas contratadas para a realização de pesquisas relacionadas às nossas atividades;
> Empresas responsáveis pelos Programas de Benefício de Medicamento (“PBM”) ou outros programas de relacionamento dos quais o cliente faça parte e que sejam administrador por terceiros, sempre conforme regras definidas no Programa em que o cliente se cadastrou;
> Empresas do Grupo RD, sempre de acordo com o necessário para o fornecimento dos produtos ou serviços adquiridos por você e em seu benefício;
> Empresas contratadas para a prestação de serviços de armazenamento de dados em cloud computing, inclusive empresas localizadas em outros países, assegurada a adoção de medidas técnicas, administrativas e organizacionais que garantam a proteção da confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados pessoais; e
> Órgãos, autoridades e membros do Poder Público, sempre de acordo com as determinações contidas na legislação vigente ou quando necessário para o cumprimento de ordens judiciais ou administrativas.
+ Quais dados coletamos?
De acordo com os produtos e serviços utilizados por você, podemos coletar ou obter acesso aos seguintes Dados Pessoais:
> Dados Cadastrais: nome completo, CPF, gênero, telefone de contato, data de nascimento, endereço completo e endereço eletrônico (“e-mail”);
> Dados Sensíveis: dados às compras de medicamentos, produtos ou serviços de saúde em nossa rede de farmácias e canais digitais; e
> Dados Financeiros: dados de pagamento, incluindo nome do titular e número do cartão de crédito ou débito, bandeira do cartão e data de validade, sempre de acordo com a forma de pagamento selecionada por cada cliente.
+ Qual o canal que você pode acessar para tirar dúvidas relacionadas ao tratamento de seus dados pessoais?
Se você tiver dúvidas como exercer seus direitos ou que envolvem seus dados pessoais, você pode nos contatar por meio de nosso Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais (Bruno Eduardo Mizga da Silva), através do canal dpo@rd.com.br
Quer aproveitar seus benefícios agora?
Seus dados, sua decisão.
Você pode gerenciar suas preferências em nossa página de Privacidade de Dados no site ou app.
Perguntas frequentes
Como o nosso cliente fornece seu consentimento para o uso dos dados?
Sempre que necessário, solicitamos que nossos clientes nos forneçam uma autorização para que possamos utilizar seus dados pessoais. Para garantir a segurança, solicitamos a confirmação de identidade de cada cliente.
Em nossas lojas, utilizamos duas formas:
01) SMS, por meio do qual você receberá um token para validação de sua identidade no celular informado por você no momento de seu cadastro;
02) Impressão das suas preferências de consentimento que deve ser assinada por você no momento da coleta.
Em nossos canais digitais, após autenticação com login e senha, você poderá informar suas preferências de consentimento com base nas opções disponíveis no menu “Privacidade de Dados”.
Como revogar meu consentimento?
Solicitamos o seu consentimento e você nos autorizou a tratar seus dados pessoais? Pois saiba que você pode rever essa decisão a qualquer tempo, por meio dos seguintes canais:
- Nos canais digitais, após realizar log in utilizando seu CPF e senha, clique em “Minha Conta” e acesse o menu “Privacidade de Dados”. Lá você poderá escolher quais opções desejar e clicar no botão “Salvar”.
- Nos canais digitais, por meio dos aplicativos DROGASIL e Drogasil, após realizar log in utilizando seu CPF e senha, toque em “...Mais” e, em seguida, clique em “Privacidade de Dados”. Lá você poderá escolher quais opções desejar e clicar no botão “Salvar”;
- Em nosso televendas, solicite ao atendente a revisão de seu consentimento;
- Em nossos pontos de venda, solicite a revisão de seu consentimento a um de nossos atendentes.
No caso de programas da indústria (desconto de medicamentos de uso contínuo, por exemplo) e também do governo, como a farmácia popular, como a RD faz a gestão de dados pessoais fornecidos pelo cliente?
Quando um cliente realiza a compra de um medicamento através de um Programa de Benefício em Medicamento (PBM) ou Produto de Uso Contínuo (“PUC”), a RD envia seus dados de compra para a empresa responsável pela autorização do desconto do medicamento em questão, para que o desconto possa ser aplicado. O envio dessa informação é uma exigência da empresa responsável por gerenciar o Programa
Quanto à farmácia popular, o programa do governo exige que sejam enviadas informações sobre o médico, o medicamento em questão e o paciente. Estas informações são inseridas em um sistema que possui interface com o DataSus do ministério da saúde, enviando as informações necessárias para finalização da venda. Todo esse processamento se enquadra em cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador.
Que medidas preventivas a RD implementou para prevenir incidentes de segurança envolvendo dados pessoais?
A RD possui sistemas adequados para proteger os dados dos seus clientes, para identificar possíveis vulnerabilidades tecnológicas e corrigi-las no tempo adequado, com o objetivo de evitar incidentes de segurança capazes de comprometer a confidencialidade, a integridade ou a disponibilidade dos dados pessoais que tratamos.. Nosso ambiente é protegido por tecnologias de prevenção e detecção de intrusões e de vazamento de dados. Usamos rígidos controles e registros de acesso, criptografia de dados, monitoramento e realizamos auditorias periódicas.